Projeto online 3D de decoração pra você.
Montessori é o nome que se dá ao método de aprendizagem desenvolvido por Maria Montessori, médica psiquiatra e pedagoga, que, após dedicar sua vida à analisar o processo de aprendizagem de crianças, percebeu que o método tradicional não funcionava com a eficiência necessária para o aprendizado delas.
Maria Montessori Fonte: Wikipedia
Sua principal característica é a ênfase na autonomia e na confiança das crianças Montessori acredita que todas as crianças nascem com um guia interior e que, se ela encontra um ambiente propício para esse desenvolvimento, ela consegue aprender sozinha, ou seja, há um autoconhecimento.
No método montessoriano, a criança é o usuário central dos produtos que usa e do ambiente em que vive os pais e professores têm por função auxiliá-los, mas o importante é que a criança descubra o mundo e seus acertos e erros sozinha.
MONTESSORI NOS AMBIENTES E PRODUTOS
Com base em todo o estudo e filosofia Montessori, os móveis montessorianos são diferentes dos convencionais como a base do método é a autoeducação, o foco dos móveis são para a criança, e não para os adultos.
Exemplo de quarto montessoriano
Fonte: http://www.mamaetagarela.com/quarto-montessoriano-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
Portanto, há algumas diferenças: os móveis devem ser projetados de acordo com o tamanho da criança, para que ela consiga usar, guardar seus objetos. Assim, o ambiente se torna mais pessoal, aumentando sua noção de independência e organização.
Fonte: Veromobili
A sapateira infantil, com vãos abertos, possibilita às crianças desenvolverem senso de organização e responsabilidade.
Além disso, há uma tendência à ausência de portas nos móveis, deixando os produtos à mostra o que o torna mais seguro (evita da criança fechar o dedo na porta, por exemplo), e também deixa tudo do quarto da criança mais à vista facilitando o encontro dos produtos e aumentando a noção de responsabilidade dos pequenos.
Fonte: Veromobili
A dupla arara + sapateira é ideal para que as crianças cuidem e organizem seus pertences por si só com os produtos à vista e ao alcance deles, eles são os responsáveis por manterem o quarto em ordem.
A matéria prima com que os móveis montessorianos são produzidos são diferentes dos tradicionais os materiais são mais interativos, para que a criança consiga se relacionar melhor com o produto. A filosofia Montessori dá prioridade à madeira ao plástico, que é considerado um material frio.
Também costumam possuir mais cores e texturas, para que a criança adquira noção sensorial.
Fonte: Veromobili
O ideal é que os pés da criança estejam apoiados ao chão.
Mesas com tampo em acabamento lousa são super interativos e estimulam a criatividade das crianças. O estilo Montessori não possui restrição de idade, porém é interessante que os móveis se adaptem conforme a criança cresce e, consequentemente, muda de rotina.
Quando a criança é bem novinha, é legal que esses dois produtos se façam presente no quarto:
– Barra de apoio, para que ela tenha lugares para se apoiar e isso estimule o seu andar;
– Espelho, para que a criança possa se reconhecer.
O ideal é que o espelho seja fixado a uma placa de MDF, para que ele não se solte e machuque a criança, caso quebre.
Espelho e barra
Fonte: http://www.thinkingatdesign.com.br/2017/08/os-4-mandamentos-do-quarto-montessoriano.html
Por último, mas não menos importante, a segurança dos produtos deve ser muito levada em consideração na hora da compra.
Aqui na vero, todos os nossos móveis infantis possuem quinas abauladas (arredondadas) para evitar que a criança se machuque. Além disso, usamos poucos parafusos e, todos os que usamos, são grandes e difíceis de serem tirados.
Móveis arredondados para evitar que a criança machuque
Fonte: veromobili
Também contamos com nosso dispositivo de segurança em todos os móveis, que permite que os móveis grandes sejam fixados à parede e não caiam sob a criança, caso ela escale algum produto
Dispositivo de segurança que prende o produto à parede, evitando tombamento
Fonte: veromobili
FONTES: