MDF e MDP: Saiba a diferença entre eles

MDF e MDP: Saiba a diferença entre eles

A gente ama MDF e MDP, tanto que usamos esses materiais na grande maioria dos nossos móveis.

Como eles, às vezes, causam confusão entre as pessoas, resolvemos escrever melhor sobre esses materiais, para tentar acabar de uma vez por todas com algumas dúvidas.

As sementes de eucalipto e pinus (que são responsáveis pela produção das chapas), ficam secando por quase duas semanas para serem plantadas

Por mais de seis meses as mudinhas ficam na estufa e só assim irem nas reservas florestais.

A chapa de MDF quando de MDP são resistentes e aceitam diversas aplicações, porém cada uma dentro de suas especificidades. O importante é saber quando usar cada um.

MDF

MDF significa Medium Density Fiberboard, que, traduzido ao pé da letra, é uma placa de fibra de média densidade.

Ele se torna um painel a partir de suas fibras serem aglutinadas com as resinas, e sendo fixadas através de pressão.

A placa de mdf é bem regular, o que a torna mais pesada.

O mdf pode ser usado em todas as partes do móvel, sendo recomendado para as partes arredondados e usinadas (puxadores em bolinha ou uma curvinha na lateral do móvel, por exemplo).

Exemplo de puxador usinado – MDF

MESA DE CABECEIRA VÉRTICE

O mdf possui melhor capacidade de absorção de tinta, por isso o acabamento em pintura são feitos de mdf.

Exemplos de produtos com acabamento em laca.

 

MESA DE CABECEIRA PINE

MDP

Em inglês, MDP significa Medium Density particleboard; em outras palavras, ele é um painel de partículas de média densidade. A composição da chapa se dá da seguinte maneira: particulas menores nas extremidades, e maiores no miolo.

Ele se torna um painel a partir de suas fibras serem aglutinadas com as resinas, e sendo fixas através de pressão.

A placa de mdf é irregular, o que a deixa mais leve.

O MDP também pode ser usado em todas as partes do móvel, porém ele atua melhor nos cortes retos (laterais de gaveta, caixarias dos móveis em geral).

Por causa das partículas do MDP, há uma tração melhor entre as chapas, o que facilita a fixação entre duas placas por parafusos.

O acabamento do mdp, por ele permitir uma ótima colagem, geralmente se dá em lâminas de diversas cores – isso faz com que o acabamento do mdp seja muito resistente à riscos (ideal para móveis de usos intensos, tais como cozinhas, mesas, escrivaninhas, estantes).

 

ESCRIVANINHA PAULISTA

Conclusão sobre MDF e MDP.

Sendo assim MDF e MDP, não existe pior ou melhor material – o que existe é material que atenda às suas necessidades e desejos.

PS: É importante ressaltar que, durante muito tempo, o MDP foi comparado com o aglomerado, porém, eles são muito diferentes, inclusive em sua qualidade.

O aglomerado é uma chapa de madeira, com miolo composto de resíduos de madeira – tipo pó e serragem. Por isso, a qualidade é baixa. O composto de MDP é semelhante ao de MDF.

Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest

Se quiser receber nossas informações também por e-mail, é só se cadastrar neste link: www.veromobili.com.br/landing-page/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *